terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pedido de Ajuda para Catadores da Granja Julieta

 

Fonte: Texto de Email enviado por Nina à lista de discussão “Agenda 21 Paulista”

Hoje os cooperados da Central de Triagem que atende a região, que ficava na Granja Julieta/Sto Amaro, estão trabalhando em condições desumanas, em outro endereço, próximo à Av.João Dias.

A rua é estreita, grande parte da triagem é ao relento, sem a menor estrutura, sem PEV, sem apoios. Foram prá lá provisoriamente.

ESSA SITUAÇÃO AFETA DIRETAMENTE TODA A COMUNIDADE DA REGIÃO, QUE QUER E PRECISA DA COLETA SELETIVA!!!!

O resultado da recente pesquisa "VOCÊ NO PARLAMENTO" mostrou, em 75,3% das respostas, a vontade dos cidadãos de ter a coleta seletiva ampliada na cidade! http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/arquivos/resultados-voce-no-parlamento.pdf

Não ter a Coleta Seletiva estruturada na cidade é uma ofensa ao cidadão.

Esses trabalhadores querem apenas TRABALHAR, e estruturar sua vidinha dignamente.

Especialmente - quantas horas nós empregamos e quantas solicitações foram feitas por nós, (perdemos a conta, foi desde 2005...) para ter a COLETA SELETIVA DA GRANJA JULIETA na região de Sto Amaro?
Isso sem falar dos próprios cooperados da CTGranja. Quantos foram resgatados e perdidos nesse processo...

A Subprefeitura com boa vontade e sem nenhum poder de decisão sobre a situação...Sempre assim... uma esperança, uma luz, alguns apoiadores no caminho, e, de repente, uma ducha de água fria....volta-se à estaca zero.

Hoje, apesar da publicação no DO de locação de imóvel para a Central de Triagem, (anexa) novamente, fomos informados que não deu certo. Os cooperados deverão permanecer na imundície, realizando o trabalho "triple bottom line" sobre a montanha de lixo misturado, depositado em grande parte pela coleta oficial da cidade, sem campanha, sem educação ambiental, sem esclarecimentos.

Isso porque desde que houve um estranho incêndio na Granja Julieta, em 2008, não se consegue um espaço adequado para que a cooperativa possa trabalhar. Depois da Política Estadual de Resíduos Sólidos, Lei 12.300/2006, regulamentada pelo Decreto nº 54.645/2009, depois da Resolução SMA n° 38/2011, depois da Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei 12.305/2010, regulamentada pelo Dec.7.404/2010, da proximidade da Rio +20, SERÁ QUE NÃO DÁ PRÁ RESOLVER URGENTEMENTE ESSE PROBLEMA????

Os cooperados no desânimo, na ansiedade, a comunidade no desânimo, no aguardo.

O Natal 2011 trará uma nova montanha de embalagens, pacotinhos, fitinhas, garrafas, latas das festas do fim de ano....

VÃO TODAS PARA O ATERRO, para os terrenos baldios, esquinas, bueiros e córregos.


Quem pode ajudar efetivamente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participatory Video Practitioners Toolkit / Guia do Video Participativo